O procedimento consiste em uma massagem com movimentos bem suaves, que tem como objetivo trabalhar no estímulo ao sistema circulatório do corpo, incentivando a circulação sanguínea e linfática. Esse processo limpa o sangue, tirando-o suas impurezas e desempenhando um papel imunitário, agindo ao lado de anticorpos do sangue.
Os movimentos são realizados de forma lenta, a fim de estimular a corrente linfática em seu próprio sentido. Entre diversos benefícios estéticos, a drenagem linfática também contribui ativamente no desenvolvimento do organismo.
No caso de pós-operatório a drenagem é sempre indicada em cirurgias plásticas como a lipoaspiração, abdominoplastia, ginecomastia, mamoplastia, blefaroplastia, ritidoplastia, lifting, entre outros. Em grande parte dos procedimentos cirúrgicos o início é realizado mais que breve. Após alguns dias do procedimento cirúrgico realizado já é recomendado dar início as sessões, que deve sempre ter indicação médica.
Ela é essencial no pós-operatório dessas cirurgias, pois ajuda na redução do inchaço causado pelo procedimento, muitas vezes invasivo, acelerando a regeneração da área afetada e diminuindo o processo inflamatório.
Além de todos esses benefícios a drenagem pós-operatória ainda ajuda a prevenir fibroses que podem se formar em organismos mais suscetíveis.
Tratamentos em que pode ser utilizada: Para retenção de líquidos, celulite e pós-operatório.